Para mim, não há nada como os diamantes. São preciosos, transparentes, luminosos e do tamanho que se quiser. Os diamantes de que vou falar neste blog não são só os minerais. Diamantes podem ser os amigos, a família, uma peça de roupa nova... ou puramente uma extravagância mineral. Não deixem de visitar as outras páginas do Blog - viagens, moda, filmes e música!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CABRITO ASSADO NO FORNO

Na mesa de almoço de dia 25 de Dezembro, temos cabrito assado no forno com batatas assadas, arroz e salada. Vamos então temperar o cabrito no dia 24 com o seguinte preparado:
  • alhos esmagados
  • colorau
  • azeite
  • sal grosso
  • pimenta branca moída
  • louro
  • salsa
Colocamos todos estes ingrediente no mesmo recepiente em quantidades a gosto. Eu esmago os alhos com uma faca em vez de os picar, pico a salsa finamente e as folhas de louro vão inteiras. Eu gosto de misturar tudo num almofariz. Depois é só calçar umas luvas e fazer assim: colocar num tabuleiro vinho branco até ficar com altura de 0,5cm e por cima uma cama de cebolas às rodelas; untar o cabrito com a mistura feita e colocar em cima das rodelas de cebola. Deixar a marinar de um dia para o outro.

No dia 25 começamos por acender o lume no forno para o aquecer bem. Leva o seu tempo e é preciso ter paciência. É deixar arder até ficarem brasas fortes, nesta altura temos que raspar bem o forno para espalhar as brasas de modo a dar calor a todo o forno por igual. Quando o forno está bem quente, puxamos as brasas para as laterais do forno por forma a podermos colocar os tabuleiros com o cabrito. Retiramos as brasa em excesso mas deixamos um monte delas do lado de dentro da porta e fechamos o forno.


Vamos vigiando o assado e quando for preciso virar o cabrito, arredamos as brasas novamente para os lados e colocamos então as batatas para assar (já previamente meias cozidas). Colocamos o cabrito virado por cima das batatas e voltamos a fazer o montinho à porta do forno e fachamos. Quando estiver pronto é só retirar do forno directamente para a mesa!

0 comentários:

Enviar um comentário