Para mim, não há nada como os diamantes. São preciosos, transparentes, luminosos e do tamanho que se quiser. Os diamantes de que vou falar neste blog não são só os minerais. Diamantes podem ser os amigos, a família, uma peça de roupa nova... ou puramente uma extravagância mineral. Não deixem de visitar as outras páginas do Blog - viagens, moda, filmes e música!

VIAGENS - por onde passei

O que eu mais gosto de fazer é viajar.

Uma vez por ano faço as malas e rumo ao descanso, ao conhecimento, ao divertimento... enfim, faço umas merecidas férias. Nesta página vou falar dos lugares por onde passei, do que vi, do que gostei e não gostei, do que conheci, da comida que provei e do que trouxe comigo no regresso a casa.

Não, não será um guia do que quer que seja. Apenas um relato do que vivi nesses lugares.

******************************************************************
CRUZEIRO TERRA SANTA (PULLMANTUR) - Outubro 2010

O percurso deste cruzeiro tem uma grande componente religiosa para quem quiser optar por ela, mas a principal razão pela qual decidi fazê-lo foi pelo descanso e pelo bom tempo que se apanha naquela zona do Mediterrâneo nesta altura do ano.  E confirmou-se que apanhei muito bom tempo e descansei bastante!

O embarque é feito em Atenas, por isso lá fui eu de Lisboa até Madrid, e de lá até Atenas. Chegada a Atenas foi ir directo ao camarote ver se a mala tinha chegado e logo jantar! Que fome que eu tinha!!!! O jantar no restaurante principal é com lugar marcado, sendo que será sempre o mesmo para todos os passageiros durante o cruzeiro. No restaurante e no self-service há de tudo... haja barriga!

A primeira paragem foi em Alexandria. Em vez de visitar esta cidade, fui ao Cairo. Estar ao pé das pirâmides é diferente de tudo o que se possa imaginar.... eu confesso que pensei que fossem maiores... :-)
A paragem seguinte foi em Jerusalém - como não era prioridade para mim visitar a cidade nem andar num mar de gente, fiquei no barco apanhando sol junta à piscina e lendo o meu livro. Foi um dia fantástico!


No dia seguinte visitei Haifa e adorei os jardins Bahai. Haifa tem uma vasta história religiosa.



A paragem seguinte foi no Chipre, mas também preferi ficar no barco a apanhar sol e descansar.

Marmaris é um porto Turco, essencialmente de compras. Fui ao bazar e aproveitei para comprar doces tradicionais turcos e chá de maçã.



Atenas foi a visita de fim de cruzeiro, antes de seguirmos para o aeroporto. Em Atenas tive muita pena de não ficar mais tempo e ver tudo com mais pormenor. Adorei a Acrópole, a reconstrução já está avançada e já não é apenas um monte de pedras. O melhor foram mesmo as compras de produtos regionais: azeitonas, sabonete de oliveira, doces típicos gregos com muitas amendoas... e um medalhão de prata trabalhada que comprei para mim!



No fim da viagem foram 2 dias a descansar em Madrid. Como eu adoro Madrid!!!
Aproveitei para ver a exposição do Mario Testino no museu Thyssen Bonermisa http://www.museothyssen.org/microsites/exposiciones/2010/testino/index_en
E ainda para comer churros com chocolate quente ao pequeno-almoço e ainda para comprar uns "recuerdos".

******************************************************************
DUBLIN E ARREDORES (IRLANDA)


Não há como irmos à Irlanda para nos sentirmos cheios de sorte!!
Se não chover durante os 3 dias, a sorte é ainda maior. E foi isso que aconteceu durante a minha visita à ilha.

A partir de Lisboa, a opção mais barata é pela Air Lingus. Não tem escalas e demora entre 2h30 a 3h00. Ao chegar a Dublin, a melhor opção para ir para a cidade é mesmo comprar bilhete de ida e volta no aircoach. Para andar na cidade é mesmo bom usar as perninhas ou alugar uma das muita bicicletes - a cidade é plana por isso a pé ou de biciclete vê-se tudo muito melhor que de autocarro e ainda por cima ficamos em forma!

O posto de turismo é uma antiga igreja de traça medieval. Lá podem comprar passeios para fora de Dublin, passeios no City Tour Bus e ainda lembranças bem giras. Os preços das lembranças são +/- os mesmos em toda a parte. Quando comprarem bilhetes para entrada em museus, excursões ou mesmo para a City Tour, regateiem sempre!!! Pelo menos conseguem o preço de estudante!

A não perder em Dublin:
  • antiga destilaria do whiskey Jameson (gostei e aprendi muito acerca da bebida) e a fábrica da cerveja Guiness (a esta não fui mas dizem que vale a pena);
  • Catedral de S. Patrick (o responsável pela conversão da Irlanda ao Cristianismo);
  • as portas às cores!!!


O passeio de 1 dia pela Irlanda do Norte é cansativo mas vale a pena por tudo o que se vê. Uma visita guiada a pé pela cidadede Derry é imperdível, vem acompanhada de toda a explicação acerca da luta pela independência e os guias são muito abertos para esclarecerem todas as questões que colocarem. É também imperdível um passeio pela Causeway Cost (desde a ponte suspensa de rede de Carrick-a-rede até Giant's Causeway).

Carrick-a-Rede é o local onde uma ponte de corda liga o a Ilha da Irlanda a uma das mais pequenas ilhas adjacentes


Giant's Causeway é uma formação rochosa que parecem tubos de um orgão em formato de favo de mel - espetacular!

A Irland encanta pela sua beleza natural, as encostas sempre verdes, as ovelhas cheias de lã, as lendas e as fadas, as bebidas e também a música.
Não esquecer de trazer um trevo e uma cruz celta!

Ádh mór do chách! (Boa sorte para todos!)

******************************************************************
VENEZA

Veneza é a cidade para onde se deve ir quando precisamos estar longe de gente conhecida. Nunca se está sozinha, a cidade sempre fervilha de gente. As ruas são estreitas e por isso parecem cheias. A cidade é escura de noite, mas à luz do sol é linda e luminosa. Uma cidade para descobrir a pé ou de vaporetto.

O melhor de Veneza, para mim, foi poder andar à vontade sem precisar procurar indicações ou ter medo de me perder. Há indicações por todo o lado... é impossível alguém perder-se. É engraçado ter que procurar uma ponte em vez de uma passadeira para atravessar para o outro lado.

E o pão com mozarela e tomate, ainda quente? E pizza à fatia, acabadinha de fazer? E os gelados, deliciosos e tão cremosos? Quem resiste aos cheiros misturados nas ruas de Veneza?... Ir comendo e passeando por Veneza é delicioso!

Temos ainda que falar das inundações em Veneza. Cada vez que chove são montados passeios de madeira por toda a cidade. A água chega a dar pela cintura... a mim foi só pelos joelhos! :-D

******************************************************************
NOVA IORQUE

Foi a primeira viagem que fiz. Foi a primeira vez que entrei num avião. Foi uma aterragem horrível e muito enjoativa! Estive em NY em Maio de 1999 e todos os anos me recordo dessa viagem.

Em NY tudo é enorme, a dimensão é completamente diferente de tudo o que se conhece na Europa. Adorei passear por Central Park. Adorei as visitas aos museus, cada um levava um dia inteiro para ver!

Adorei cada cada passo que dei em NY, cada rua que vi e cada minuto que lá estive. Hoje, cada vez que vejo uma imagem de NY num filme ou numa serie, relembro os dias que lá passei.
O melhor da viagem foi a ida à discoteca Windows of the World. Dancei toda a noite e admirei do alto do 107º da torre Norte do World Trade Centre, toda a baixa de Manhattan.


Saltei cancelas do metro, caí dentro de um museu, comi um pequeno almoço de panquecas e mirtilos que foi o melhor do mundo para mim, fiquei estupefacta com tamanho dos menus no McDonalds - havia menus que davam à vontade para duas pessoas!!! Senti-me esmagada pela grandeza daquela cidade. Era a primeira vez que saía de Portugal e foi em grande.

Fiquei numa Pousada da Juventude, em camarata com 6 camas. Conheci uma espanhola que estava lá a estudar, um negro brasileiro que ganhava a vida a dar aulas de português, dois japoneses estudantes e uma australiana doida que andava sozinha a conhecer o mundo.

Fiz a viagem para NY a cantar Sinatra. Hoje canto Alicia Keys.

New York!!!!

Concrete jungle where dreams are made of, There's nothing you can’t do,
Now you're in New York!!!
These streets will make you feel brand new, the lights will inspire you,
Let's hear it for New York, New York, New York
Que saudades de NY!!!

**********************************************************************

CABO VERDE (Ilha de São Vicente e Ilha do Sal)
TURQUIA (várias cidades)
TUNISIA (várias cidades)
CANÁRIAS (Ilha de Fuerteventura e Ilha de Lanzarote)
MAIORCA
PARIS
LONDRES
MADRID
BARCELONA
ROMA
NÁPOLES
FLORENÇA
PISA
BARI
OLYMPIA
SANTORINI
RHODES
MYKONOS
DUBROVNIK
ILHA DA MADEIRA
RECIFE
BUZIOS
SALVADOR
RIO DE JANEIRO
VIENA